terça-feira, 22 de março de 2011

AO AVERSO: uma Teoria Desperta

"Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror" CarlJung


          Já passou horas tentando dormir e não conseguiu, pois, seus pensamentos só giravam em torno de um problema? E, esse problema, era grande, pequeno, ou até irrisório, mas, preocupante? Talvez concorde que é muito difícil fechar os olhos e relaxar diante das adversidades. Logo, devo confessar que estou num desses dias. Qual o tamanho do meu problema?
Ele é do tamanho do mundo, aliás, do tamanho do Universo. NOSSA! Não consigo deitar a cabeça sobre o travesseiro sem parar de pensar nas avassaladoras catástrofes que a humanidade vem passando e nessa perspectiva o Japão, por vezes, parecer ter sido a gota d’água. O pior? Não o foi.
Há anos que as pessoas estão matando, roubando, deixando de amar.
Há anos que a natureza insiste em mostrar quem manda no Universo, inclusive, parece que as leis não são essencialmente naturais por acaso. Toda ação, de fato, tem uma reação.
Deveras, é de impressionar a forma como as coisas estão acontecendo tudo acontece rapidamente, cada vez em maior freqüência e intenso grau de gravidade.
Claro! Para quê pensar em amanhã se parece que a qualquer momento ele pode não vir a existir?
Existe uma pergunta que sempre pairou sobre o pensamento humano: quando e como será o fim do mundo? Acredito que para alguns essa pergunta já foi respondida.
Não vim para trazer teorias bíblicas ou religiosas, mas, tenho que concordar os tempos estão críticos e difíceis de manejar, porém, o que fazer?
Ajudar? É um passo...
Respeitar a natureza? Pode ser outro...
Amar verdadeiramente o próximo? Temos que, ao menos, tentar...
Essa situação me faz recordar o filme 12 Homens e uma Sentença no qual uma vida se coloca a ponto de ser ceifada por falta de argumentação, empatia, ou problematização dos fatos apresentados.
Como tudo foi resolvido? Com debate e embate; mediante confronto de valores, de idéias; Através da real necessidade e desejo de mudança.
Assim, como agir? Fica a reflexão em meio a devaneios e noticias, e histórias, e palavras sem fim. Fica o momento de parar e repensar, ou melhor, ao menos pensar quem somos e para onde vamos nesse mundo ao averso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário