TEORIA DAS IMAGENS

Sou uma blogueira privilegiada, pois, tenho uma profissional como a Janaína Ferreira para ImAginar esse espaço. Sim, ela faz isso não apenas por trazer cor, estética e dinamismo ao Joana Valeriano Teorizando, mas, principalmente por alcançar SEMPRE mais longe com imagens refletidas e problematizadas.
Já ouviu o ditado que diz uma imagem vale mais que mil palavras? Abaixo, passo à palavra a tradutora desse ditado. Sim, Janaína se mostra uma verdadeira amante da imortalização de cenas e garantiu esse espaço através da prova de sua competência e criatividade.
É com você Jana...











13 de abril de 2013. 

A INSPIRAR – Teoria da Reflexão II



"São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados." Platão



              Para falar sobre INSPIRAÇÃO é preciso que o mundo interno esteja em sintonia com o externo, imagino. Bom texto!!!
          Para associar uma imagem a um texto com essa temática, procurei pensar o que significa INSPIRAÇÃO para mim.
          Muito bom revolver os pensamentos e definir que INSPIRAÇÃO é SENTIR.
          É sentir o que se tem, o que se vê, o que se ouve, o que tá ao redor, o que a gente carrega...
          Sentir o mundo, as coisas e as pessoas é gerar no nosso ser uma interpretação, depois uma resposta, e acho que é nesse meio que se encaixa a inspiração, ela surge por alí, em cada sentido/sentimento provocado/aguçado!
          Engraçado que já ouvi muitos comentários do tipo: "Janaina, tu fotografa tudo e qualquer coisa, pra que? Fotografa o povo fazendo pose menina!"
          E minha resposta sempre é algo do tipo: "pra mim tá fazendo sentindo, tô fotografando porque quero levar isso comigo".
          Na fotografia posso relembrar a mesma sensação cada vez que olha-la, como também saberei exatamente o que inspirou o registro, o que senti!
          Essa foto foi na Oficina de Francisco Brennand, lá tem uma fonte que a água é esverdeada. No dia bateu uma vontade de enfiar a mão, sentir a temperatura daquela água, se tinha cheiro, saber se havia algo alí dentro...maaaaaaaas, como não podia, fiz o gesto e fotografei. Pronto, toda vez que revejo lembro bem o que aquela fonte me provocou!!!
          Minha sugestão de legenda seria a frase de Platão: "São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados." 

Bom final de semana, Xero e até!!!

                         --------------------------------------------------------------------------

04 de janeiro de 2013. 

A Posse - Teoria do (RE) começo


"A liberdade de eleição permite que você escolha o molho com o qual será devorado."
Eduardo Galeno.

        Sobre a imagem, pensei em algo que envolvesse os símbolos da justiça, então recordei que há uns anos fotografei pelo celular uma talha em madeira que decorava a varanda da minha antiga casa no interior, recordo que a apreciava muito, que bom que guardei até hoje nos meus arquivos, pois a talha nem existe mais!
       Em seguida fiz uma busca rápida sobre os significados dos símbolos da Justiça:
Espada – A imagem da Espada representa coragem, força, regra e ordem. Significa a razão de forma clara e a força necessária para que os objetivos de justiça sejam alcançados.
Balança – Representa a igualdade, o equilíbrio e a ponderação. Aqui, o significado máximo é de que a justiça precisa ser igualitária, sem pender para nenhum lado envolvido, de forma as decisões aplicadas pela lei sejam justas e honestas.
Deusa de olhos vendados – Geralmente é uma imagem da deusa romana Justitia, que equivale à deusa grega Diké. No Direito, esta imagem muito presente nos símbolos da Justiça reafirma a intenção de que o tratamento da justiça deve ser igualitário para todos, sem nenhuma distinção ou tratamento diferenciado. Ao mesmo tempo, revela que a justiça busca a imparcialidade e ser objetiva em suas decisões. Como diz a afirmativa: "Todos são iguais perante à lei".
   Disponível em: http://saberjur.blogspot.com.br/2012/08/simbolos-da-justica-e-seus-significados_9.html
     Por fim, diante do texto unspirador, da imagem e desses significados, refleti:
Brasil, um país justo? Dessa imagem metafórica, parece que seu povo escolheu usar apenas a venda.
       Não, nem é para manter a imparcialidade, e sim para não enxergar o que é real, o que se passa e se sente, mas que não se resolve com uma espada ou balança!
       É isso, sigamos 

                               
                                   
                               --------------------------------------------------------------------------

07 de outubro de 2012. 

SANTA IGNORÂNCIA - Teoria da Felicidade


 
Quanto a esse texto, engraçado que essa questão de ignorância/sabedoria eu tenho refletido no meu dia-a-dia, visto que no interior onde moro e principalmente no que trabalho, me deparo com criaturas que mal sabem pronunciar o nome da minha profissão, mas que são dotadas de uma sabedoria de vida que 5 anos de faculdade não bastariam.
A imagem que eu sugeriria seria uma vela com chama acesa, fazendo uma alusão a qualquer indivíduo por ter luz própria (sapiência!?). Como também ao ato devoto de se acender vela para as santidades.
Seriam santidades a ignorância, a sabedoria, as vivências!?
Bem, cada um com sua devoção (ou descrença).

rsrs... bom é sempre se questionar!!!

--------------------------------------------------------------------------

16 de julho de 2011. 

A notícia em tempo real X A banalização dos valores - Teoria da Banalização




A curiosidade faz mesmo parte desse mundo e creio que é comum a maioria dos seres, senão a todos, os que o habita. Quem não teve aquele bichinho de estimação que em todo canto metia o focinho? E quem nunca percebeu que desde criança aquele parente queria ver e ouvir tudo? Faz parte até do crescimento/desenvolvimento. Mas, falando dos meios de comunicação, esses sim aguçam a curiosidade humana, seja  numa propaganda, numa chamada de programa ou até no fim da novela que deixa suspense no ar pra você assistir no outro dia.
Sendo que as notícias de última hora são as que mais chamam atenção, tem canal que quando toca a vinheta as pessoas já ficam atentas pra saber o que aconteceu. Com as oportunidades tecnológicas, muitos puderam fazer parte desse processo de capturar imagens. Aí entra a  banalização dos valores, porque o que “dá notícia” são as catástrofes, acidentes, brigas, separações de famosos... Quem fizer cliques ou vídeos desses  itens conseguem valores proporcionais aos rumores que as capturas causarão.
Então pensei, a mídia pode continuar valorizando essas capturas. Porém, nós podemos continuar investindo em capturar o momento que o beija-flor se aproxima da flor; a primeira palavra do filho; a expressão de surpresa do aniversariante ao se deparar com a festa; um eclipse; o abraço de reencontro das pessoas no aeroporto...e por quê não o cair de um pingo que escorre na janela em dia de  chuva?
Basta escolher o que é mais prazeroso, o momento da captura terá o significado que desejarmos. Seja registrar para divulgar, vender, ser o mais acessado, seja registrar para apreciar, enfeitar, presentear ou mesmo provar nossa capacidade (eu sempre quis fotografar um pingo vivo e consegui)!

Legenda:
"A curiosidade se apascenta de notícias, e o mundo é um teatro de novidades.” Marquês de Maricá

 ________________________________________

22 de maio de 2011. 

A Passar um Dia das Mães - Teoria da Maternidade.






 ________________________________________
E eis que chega o email intitulado: Finalmente uma teoriaaaaaaaaa!
E não foi qualquer teoria, "uma teoria sobre maternidade", pensei logo numa foto que transmitisse carinho.
Mas, abrindo os anexos vi uma seleção de possíveis fotos (em tempo de TCC essa foi uma ajuda e tanto, só podia vir de uma mãe! rsrs). Poderia fazer uma colagem com algumas daquelas imagens, ou uma sobreposição, mas preferi editar a que além de carinho, me transmitiu proteção, cuidado e cumplicidade.



Parece-me que é nessa troca de olhar que mãe e filho selam o que já foi pactuado enquanto ele a habitava, e hoje ela apresenta esse outro mundo habitável.


Por isso a legenda: A harmonia, tens que buscá-la no fundo dos olhos, no encontro dos olhares, que institui o circuito inicial de vida. " Rolando Toro.


22 de março de 2011.

AO AVERSO: uma Teoria Desperta.


"Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror" CarlJung 
 
Fotografei este nome numa bolsa, fiz umas modificações nas cores, formato e inverti o lado pra dar ideia de "averso".
Inicialmente pensei em algo mais geral, que tivesse uma conotação de inquietação com a situação do mundo. Mas depois vi que o recado seria dado com o verbo amar.
Gerúndio: amando
Particípio passado: amado
Se for ver o afirmativo do imperativo : AMA tu
Mas se for para o presente do Indicativo: ele/ela AMA
Gostaria mesmo de fotografar a primeira pessoa do plural do Infinitivo pessoal: para amarmos nós

Porque aí, sim, seria a solução de todos os problemas.

Não falo aqui de amor conjugal, amor fraternal ou amor por aqueles que são próximos a nós.

Falo do amor que no geral nos falta, que é aquele que desperta o respeito pelo diferente, que desperta a consciência de preservar a natureza, que desperta a boa convivência e consequentemente desperta a humanização.

Pois bem, em tempos em que se fala em humanizar o humano, infelizmente, se faz necessário conjugar o imperativo, bom seria que já estivéssemos conjugando o presente do indicativo. Porque se ele/ela ama, NÓS AMAMOS.

Por isso a legenda:
"Onde acaba o amor têm início o poder, a violência e o terror" CarlJung

E se fizermos o contrário, o averso? Rsrs...


Abraço carinhoso!!!

________________________________________




11 de março de 2011.

Alegria, Alegri@s de Carnaval: uma Teoria Foliã.




          Fiquei aqui numa dúvida quando separei umas fotos com o tema carnaval.
Tinha pensado inicialmente numa foto que tirei lá na Guararapes de uma estrutura com o teto cheio de tiras de pano, era a que estava na máquina do meu primo. Ele me enviou e tentei fazer uma arte com ela, mas aí achei outras fotos que juntas dariam um colorido bonito. Aí acabei fazendo essa montagem.
Após ler e reler o texto eu quis colocar elementos da festa e prezei pela cultura das danças, nada de fantasias, pois, é a parte do carnaval que mais me chama atenção e, que, até foi explorada no texto quando aborda o Carnaval como uma festa que mesmo sendo plural ainda existe a segregação. E isso se vê bem nas fantasias elaboradas e luxuosas que as pessoas desfilam, enquanto, ao seu lado tem uma criança ajudando a mãe a catar latinha.
Não sou contra a festa, até me divirto muito. Sendo que me indigna ver a população cobrando as melhores atrações (não pode ser uma grupo de coco local, tem que ser a melhor banda de pagode do país) e no final nem sequer procurar saber quanto e como foi investido do nosso dinheiro.
E mais, existem festas durante o ano inteiro, mas SÓ no Carnaval existe o "tudo é possivel", muita conotação sexual nas roupas/músicas/comportamento e o pior: PRECONCEITO! Acho que é a época que mais se aproveitam pra tratar de forma pejorativa a homosexualidade e pra coisificar a mulher.
Creio que ficou clara a mensagem de rever os atos, de contribuir pra uma festa mais família, mais confraternização, mais alegrias...afinal, é algo festejado no país inteiro e que poderia ser um tempo de abastecimento de energias para o resto do ano, e não o inverso, termina o Carnaval e ficam as doenças, os acidentados, as vítimas de briga/assalto, as ressacas morais...enfimmmm...
As legendas que pensei:
- CARNAVAL, onde está sua poesia?
- FOLIA: poetizar o amor em cores, passos e canções.
- As cores falam todas as línguas. (Joseph Addison)

Xeeeeeeeero!!!


________________________________________
17 de fevereiro de 2011.

A Filosofar (Teoria da Postura Saudável)



A parceria com o namorado Osvaldo também rendeu bons frutos.
As legendas sugeridas:
"Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de distintos modos; trata-se é de transformá-la". (C. Max)
"Amor, trabalho e sabedoria são as fontes da nossa vida. Deviam também governá-la". (W.Reich)
"Até que ponto somos responsáveis pelas situações?
Se colaboro diariamente com a passividade, é hora de passar para a ação e ser ator das mudanças”. (Eu mesma) - Leitura de mafalda
A legenda escolhida:
"Fazer é a única forma de mostrar que é possível transformar o mundo". (E. Galeano)


________________________________________
28 de janeiro de 2011.

O Título do Blog




Fiquei pensando numa imagem pra ilustrar o título. É o teto de uma parte da Oficina de Brennand, sendo que modifiquei as cores, pensei que o blog pode continuar com o fundo claro e as letras azuis.        Daí eu criei aqui uma figura de como poderia ser esse cabeçalho. Coloquei em destaque o TeOrizando e o Joana Valeriano menor, pra dar mais ênfase àquele. A ideia é por aí.
Eu gostei dessa daí porque não dá pra entender direito o que é, tem um fio com uma bola que parece um badalo e lembra sino, ao mesmo tempo parece uma janela, túnel, tem umas plantinhas que parece ser do chão, lembra relógio...sei lá, gosto de coisas que cada pessoa pode interpretar da sua forma. As teorias já começam a partir do momento que se olha a imagem do título.
Xêro e até!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário